Seguidores

18/03/10

Planejamento bimestral - 6º, 7º e 9º ano

            “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim  terás o que colher."
(Cora Coralina)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 1º BIMESTRE – ANO - 2010
ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIO DE VASCONCELOS COSTA
DISCIPLINA : Língua Portuguesa
PROFESSORA: Maria Aparecida dos Santos

OBJETIVOS GERAIS:
Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino da Língua Portuguesa para os alunos do 6º ao 9º ano durante o ano de 2010 deverá ser capaz de levá-lo a:
• Ler e escrever conforme seus propósitos e demandas sociais;
• Expressar-se apropriadamente em situações de interação oral diferente daquelas próprias de seu universo imediato;
• Refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade lingüística, combatendo a discriminação e preconceitos relativos ao uso da língua.
• Socializar o conhecimento, num processo interativo de troca de saberes entre aluno/aluno e professor/aluno de modo que seja possível perceber a necessidade de ampliá-los;
• Compreender as estruturas e o funcionamento da língua como instituição social e reconhecer na produção lingüística, marcas históricas, ideológicas e estéticas;
• Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações de caráter lingüístico;
• Criar estratégias para superar o desconhecido, encarando o “erro” como parte de um processo de interação social;
• Desenvolver o respeito pelas variações de registro oral e escrito da linguagem, pelos mecanismos que envolvem o uso da linguagem, além da percepção e da recusa aos preconceitos de ordem lingüística;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de contrapor sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando sua habilidade de análise crítica;
• Ser o cidadão que expõe suas ideias com clareza, desenvoltura e segurança, apresentando opiniões e argumentos que convençam e sejam pertinentes.

Série: 6º ano
1º bimestre
Meses: fevereiro, março e abril de 2010

Objetivos Específicos
.Motivar o aluno para o tema da unidade.
.Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
.Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e à forma.
.Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
.Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
.Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
.Ler por prazer.
.Conhecer, observar, produzir e recriar o “conto maravilhoso” de acordo com as características de gênero e as condições da situação de produção.
. Conhecer a estrutura do dicionário e saber consultá-lo de modo rápido e eficiente.
.Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e a frase.
.Conceituar linguagem, código, interlocutor, variedade linguística, língua padrão e língua não padrão, enunciado, texto, intencionalidade discursiva, fonema e letra.
.Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística do código, das variedades lingüísticas e da intencionalidade discursiva na construção do texto.
.Observar certos aspectos da língua de uso relacionado às variedades linguísticas.
. Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados à língua em situações concretas de interação verbal.

Conteúdo a ser trabalhado:

Livro: Português Linguagens - 5ª série/6º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL 2008

Unidade 1 – No mundo da fantasia
Capitulo 1 – Era uma vez
Capítulo 2 – Todas as crianças crescem... menos uma!
Capítulo 3 – Terra de encantamento

Leitura:
. Textos relacionados ao imaginário infantil: o conto maravilhoso, a fábula, o livro de aventuras.
 Produção de texto
. O conto maravilhoso
. A fábula
 A língua em foco
. Linguagem
. Linguagem verbal e linguagem não verbal
. Interlocutores
. Língua
. A língua e seus códigos
. Variedades linguísticas
. Oralidade e escrita
. Formalidade e informalidade
. A gíria
. Texto
. Discurso
. Gêneros do discurso
De olho na escrita
. Emprego da letra s
. Emprego da letra z
. Fonema e letra
. O fonema /z/
. Emprego da letra h

Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
*O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, de C.S. Lewis. In : Crônicas de Nárnia. Tradução de Paulo Mendes Campos (Editora Martins Fontes)

Opções didáticas:
. Ler para os alunos um conto maravilhoso que tenha sido adaptado para o cinema, como, por exemplo, Cinderela, A pequena Sereia, Branca de Neve e os sete anões, A bela e a Fera, A Bela Adormecida, Aladim. Em seguida, assistir com os alunos ao vídeo de um deles e promover um trabalho ou debate em que se apontem as diferenças e semelhanças entre a história contada em linguagem cinematográfica e a contada em linguagem verbal. Perguntar qual delas preferiram e por quê.
. Ler para os alunos, para fruição apenas, contos maravilhosos, fábulas.
. Depois da leitura de vários contos maravilhosos, ler para os alunos, apenas para fruição, os livros A fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida(Editora Ática), História meio ao contrário, de Ana Maria Machado(Editora Ática) e Uma ideia toda azul, de Marina Colasanti (Editora Nórdica), que contêm contos maravilhosos modernos.
. Utilizar fontes variadas: outros livros , outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas, etc.
. Utilizar AAAs e TPs do GESTAR.

Série: 7º ano
1º bimestre
Meses: fevereiro, março e abril de 2010

Objetivos Específicos:
. Motivar o aluno para o tema da unidade.
. Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
. Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e à forma.
.Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
.Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
.Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
.Ler por prazer.
.Conhecer o mito como gênero e produzir e/ou recriar mitos.
. Apropriar-se de uma das técnicas da narrativa, o ponto de vista narrativo.
.Conceituar e identificar verbo e advérbio.
.Reconhecer o três tempos verbais básicos.
.Conhecer as particularidades do verbo em relação à estrutura, à regularidade/irregularidade e à formação do subjuntivo.
. Reconhecer e classificar os advérbios e as locuções adverbiais quanto ao seu valor semântico.
.Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico-estilística do verbo e do advérbio na construção de textos.
.Observar e apropriar-se de certos aspectos da língua de uso relacionado aos tempos verbais e aos advérbios.
.Observar e empregar aspectos semânticos e discursivos relacionados aos verbos e aos advérbios em situações concretas de interação verbal.
.Levar os alunos a montar uma mostra sobre os heróis de todos os tempos.

Conteúdo a ser trabalhado:
Livro: Português Linguagens - 6ª série/7º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL 2008

Unidade 1 – Heróis
Capítulo 1 - O herói e a conquista do impossível
Capítulo 2 - Duas faces de herói
Capítulo 3 – O herói anônimo

Leitura:
. Textos relacionados ao tema do herói: o herói mítico, o herói do cinema e dos quadrinhos e o herói de todo dia.
Produção de texto
. O mito
. O herói anônimo
A língua em foco
. O verbo
. A estrutura do verbo
. Revisão dos tempos do indicativo
. Verbos regulares e irregulares
. Principais verbos irregulares
. Formas nominais do verbo
. Locuções verbais
. Tempos do subjuntivo
. Verbos regulares e irregulares no subjuntivo
. O advérbio
De olho na escrita
. Emprego das letras g e j
. Emprego dos porquês
Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
. Sangue fresco, de João Carlos marinho (Editora Global)
Opções didáticas:
. Se houver possibilidade ou necessidade, o livro recomendado para leitura extraclasse pode ser lido pelo professor, em capítulos diários, um ou dois capítulos por aula.
.Assistir a vídeos sobre mitologia grega.
. Assistir ao filme Batman Begins.
.Assistir ao filme O Garoto, de Charles Chaplin. Trabalhar a biografia resumida do ator.
.Utilizar fontes variadas: outros livros ,outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas, etc.

Série: 9º ano
1º bimestre
Meses: fevereiro, março e abril de 2010

Objetivos Específicos:
. Motivar o aluno para o tema da unidade.
. Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
. Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
.Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
. Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
. Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
. Ler por prazer.
. Conhecer a reportagem e o editorial como gênero e produzir reportagem e editorial.
. Reconhecer valores semânticos das orações subordinadas substantivas e adjetivas.
. Conhecer, identificar e empregar adequadamente o pronome relativo.
. Verificar, por meio de questões propostas, a função estética do pronome relativo, das orações substantivas e adjetivas na construção dos textos.
. Empregar adequadamente no plural substantivos e adjetivos compostos.

Conteúdo a ser trabalhado:

Livro: Português Linguagens - 8ª série/9º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL 2008
Unidade 1 – Valores
Capítulo 1 - A ditadura da moda
Capítulo 2 - A dança de valores
Capítulo 3 – os valores e a felicidade
Leitura:
. Textos relacionados a valores: os valores socialmente apreciados, valores interiores, beleza interior e beleza exterior, tradicionalismo, convenções, influências do outro sobre nossos pontos de vista, etc.
Produção de texto
. O discurso citado nos textos jornalísticos
. A reportagem
. O editorial
. Texto de opinião sobre o tema da unidade
A língua em foco
-Revisão:
. Frase, oração e período
. Termos da oração
. Sujeito
. Classificação do sujeito
. Predicado
. Classificação do predicado
Transitividade verbal
- verbo intransitivo
- verbo de ligação
. Verbo transitivo
- verbo transitivo direto
- verbo transitivo indireto
. Complementos verbais
- objeto direto
- objeto indireto
. Complemento nominal
. Adjunto adnominal
. Adjunto adverbial
. Agente da passiva
. Aposto
. Vocativo
. As orações subordinadas substantivas
. Orações substantivas reduzidas
. O pronome relativo
. Como analisar sintaticamente o pronome relativo
. O pronome relativo cujo
. O pronome relativo onde
. As orações subordinadas adjetivas
. orações subordinadas reduzidas
De olho na escrita
. O plural dos substantivos compostos
. O plural dos adjetivos compostos
. Emprego dos porquês
. Más/Mais/Mas
. Há/A
Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
. Os pássaros selvagens, de José Carlos Leal (Editora Lê)
Opções didáticas:
. Assistir a vídeos sobre anorexia e bulimia.
. Assistir ao vídeo musical Salão de beleza, de Zeca Baleiro e promover discussão acerca da beleza interior x beleza exterior pregada pela mídia.
. Sempre que possível, promover debates ou conversar com os alunos sobre o tema, aproveitando-se de situações ,que surgirem ao longo d o bimestre, fatos históricos, etc.
. Utilizar fontes variadas: outros livros ,outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas, etc.
. Utilizar AAAs e TPs

Um comentário:

  1. Ola boa tarde, eu pelo pesquisei apareceu-me esta pagina gostaria se saber se é possível tirar o 9° ano a partir de casa deixou nem imal obrigado pela compreensão
    duarte_almeida@msn.com

    ResponderExcluir