Seguidores

09/08/10

PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 7º ano - 3º bimestre 2010

Meses: agosto e setembro
Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Refletir sobre as diferenças entre os seres humano: sociais, raciais e de comportamento.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e à forma.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação orais.
• Conhecer os princípios que regem alguns gêneros orais, como a discussão em grupo e o debate deliberativo.
• Desenvolver habilidades de argumentação oral a partir da discussão em grupo e do debate deliberativo.
• Apropriar-se do conceito de preposição e reconhecer seu valor semântico.
• Desenvolver a técnica da entrevista.
• Produzir texto de memórias

Conteúdo a ser trabalhado:

Livro: Português Linguagens - 6ª série/7º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL 2008
Unidade 3 – Eu e os outros
Capítulo 1 - A descoberta do outro
Capítulo 2 - Alteridade, exercício de ternura
Capítulo 3 – Bullying: o exercício da intimidação

Leitura:
• Textos relacionados ao tema : amizade, alteridade, bullying

Produção de texto
• O texto de campanha comunitária
• Argumentação oral: a discussão em grupo
• O debate deliberativo
• A entrevista
• O texto de memórias
• Entrevista com morador antigo da comunidade e produção de texto de memórias - Olimpíada da Língua Portuguesa - para envio à comissão julgadora municipal.

A língua em foco
• A preposição
• Combinação e contração
• Os valores semânticos das preposições

 De olho na escrita
• Emprego dos porquês (II)
• Acentuação das paroxítonas
• Acento diferencial
• Há ou a

Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
• Amigos, de Graciliano Ramos e outros. Série Vínculos (Atual)

Opções didáticas:
• Assistir aos filmes Menina de ouro e Doutores da alegria e, em seguida, debater com os alunos o tema dos filmes e sua relação com o que se está vendo ou será visto na unidade ou os valores humanos que o filme coloca em evidência. Pode-se optar por trabalho em grupo, no qual cada grupo delibera e apresenta para a turma.
• Utilizar fontes variadas: outros livros, outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas, etc e outras estratégias, mesmo não relatados nesse plano, sempre que se fizerem necessários para reforçar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário