Seguidores

25/10/10

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ano - 4º bimestre

PLANEJAMENTO DO 4º BIMESTRE – Língua Portuguesa

Escola Municipal Emílio de Vasconcelos Costa
Meses outubro, novembro e dezembro de 2010.
Série: 9º ano

Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno para o tema da unidade.
• Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo, etc.
• Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e ao gênero.
• Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
• Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentos orais.
• Ler por prazer.
• Conhecer e produzir o texto dissertativo-argumentativo, observando a adequação do grau de informalidade e a qualidade dos argumentos.
• Conhecer e produzir textos dissertativos-argumentativos a partir dos princípios de continuidade e progressão.
• Compreender e exercitar os princípios de articulação textual.
• Empregar adequadamente os pronomes demonstrativos em relação ao tempo, ao espaço e à situação.
• Conhecer os princípios da regência e colocação existentes na língua.
• Reconhecer valores semânticos dos verbos de acordo com suas regências.
• Conhecer e exercitar os princípios que envolvem o fenômeno da crase.
• Conhecer e problematizar as normas de colocação pronominal segundo a variedade padrão da língua.
• Produzir poemas para o Recital de Poesias da escola.
• Memorizar e interpretar os próprios poemas.

Conteúdo a ser trabalhado:
Livro: Português Linguagens - 8ª série/9º ano
Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora Saraiva PNDL 2008
Unidade 4 – Nosso tempo
Capítulo 1 - De volta para o presente
Capítulo 2 - Os Brasis
Capítulo 3 – Circuito fechado

Leitura:
• Textos relacionados ao tema da unidade: clonagem, as diferenças socioeconômicas e culturais brasileiras, a violência urbana, a tevê e o comportamento do homem contemporâneo.
Produção de texto
• O texto dissertativo-argumentativo: a informalidade.
• O texto dissertativo-argumentativo: a qualidade dos argumentos.
• O texto dissertativo-argumentativo: continuidade e progressão.
A língua em foco
• Regência nominal
• Regência verbal
• A crase
• A colocação
• A colocação pronominal
De olho na escrita
• Emprego do pronome demonstrativo em relação ao tempo.
• Emprego do pronome demonstrativo em relação ao espaço.
• Emprego do pronome demonstrativo em relação à situação.
• Palavras que oferecem dificuldade quanto à grafia e significado.
Sugestões para leitura extraclasse nesta unidade:
• Aprendiz do Futuro – cidadania hoje e amanhã, de Gilberto Dimenstein (Editora Ática)
RECITAL DE POESIA
• Produção de poemas.
• Memorização, trabalho interpretativo e apresentação.
PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:
• Textos reflexivos e informativos
• Jogral
• Teatro
• Músicas
Opções didáticas:
• Utilizar fontes variadas: outros livros ,outros exercícios, revistas, jornais, vídeos, músicas e outras estratégias, mesmo não relatados nesse plano.
• Assistir aos filmes Eu, robô, de Alex Proyas e A.I. – Inteligência artificial, de Steven Spielberg.
• Promover rodas de leitura, debates e outras atividades que demandem maior exposição de argumentos e opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário